A espinha dorsal da Accademia Gastronomica, fundada pelo chef italiano Giuseppe Gerundino, é uma escola de cozinha, com aulas práticas e monotemáticas e cursos especiais, que também abarcam a formação em gastronomia. São encontros didáticos e divertidos nos quais amadores são bem-vindos.
Hoje, o projeto se desdobrou em mais uma escola –que habita o espaço do último andar do Farol Santander, um ponto turístico em São Paulo, no centro da cidade, ao lado do Mosteiro de São Bento.
Para além da nova unidade, na qual são oferecidas aulas mais rápidas, a escola foi despertada, na pandemia, a compartilhar uma das receitas mais famosas do chef Giuseppe, à frente da escola e de programas de televisão –a focaccia.
De massa leve e fofa, depois de longa fermentação, saem fornadas frescas todas às sextas-feiras –nos demais dias, podem ser compradas resfriadas, embaladas a vácuo.
São sabores como tomatinho, e alecrim com sal grosso, além de receitas extras a cada semana –pode haver, por exemplo, a de quatro queijos ou a de legumes.
Ao lado das focaccias, estão à venda os azeites da família do chef, cuja plantação de oliveiras fica na Puglia, ao sul da Itália. É uma produção diminuta, de poucas latas, de um azeite aromático, orgânico, com baixa acidez.
Na fazenda, a casa da família Gerundino é aberta à visitação, e o chef também conduz viagens enogastronômicas pelo seu país de origem.