Taboa é uma planta alimentícia não convencional, que dá no mundo todo, cuja fibra é usada para artesanato, mas é também o nome de um restaurante que nasceu com entregas sob encomenda na pandemia.
A chef Carla Costa, que fazia os preparos e os entregava pessoalmente, agora abriu um ponto ao público, na Vila Madalena, em boa vizinhança –nas proximidades da Pinguina, do Lobozó e da Pasta Shihoma.
Ela acumulou conhecimentos da cozinha com a chef Mara Salles, do emblemático Tordesilhas, e no Taboa propõe um cardápio fresco, leve e despretensioso. Os preparos respeitam a sazonalidade dos ingredientes, cuidadosamente garimpados pela chef em mercados como o Instituto Chão, com oferta de orgânicos.
De veio mais mineiro, pode-se provar, por exemplo, um pão de queijo com queijo canastra curado, ou uma costelinha de porco com tutu de feijão e couve tostada. O peixe do dia, mais leve, é assado num susto e servido na companhia de purê de mandioquinha e legumes salteados – cada um no seu tempo.
Os crudos também saem-se bem: o de atum regado com tomatinhos grape batidos no liquidificador com sal, pimenta e gelo, é incrementado com alcaparras, chips de batata e brotinhos.
A torta de maçã virou marca carimbada da casa: é o único item não rotativo do cardápio. Seu preparo usa ingredientes de primeira linha, como farinha 00, manteiga Roni, leite A e ovos orgânicos.
As maçãs, laminadas em finas fatias, são temperadas com açúcar mascavo, limão e cardamomo. Ao final, a torta pode ser enriquecida com um creme de baunilha clássico, feito com favas.